sábado, 22 de janeiro de 2011

Procura-se um futuro para a Educação Brasileira de Qualidade (I)

Me assustei ao ver, nesses dias, uma propaganda na TV conclamando o jovem a SER PROFESSOR.
No site do MEC http://sejaumprofessor.mec.gov.br/, procura-se desesperadamente os incautos que queiram, afinal, trabalhar nesta profissão tão desrespeitada hoje em dia.
Me formei em 1974. Ser professora era meu sonho. Havia respeito, até idolatria pela nossa profissão.
Ser professor costumava ser um dom. Hoje é apenas uma profissão a mais, no mercado de trabalho. E uma das piores remuneradas.
Porque chegamos a este ponto? Qual sua opinião?

2 comentários:

  1. Acredito que isso deu principalmente devido a desvalorização do trabalho dos docentes. A educação como um todo tem sido deixada para trás por governantes, existe uma maior preocupação com economia, saúde e segurança, o que não deixa de ser importante. Contudo, se paramos para pensar é com educação que prevenimos algumas doenças, que aprendemos a respeitar os outros e que criamos atividades economicas. O fato é que só agora o governo tem atentado que com a melhora da educação muitos outros problemas serão amenizados, daí a campanha realizada para buscar jovens docentes. Para tanto, é necessário uma valorização desses profissionais, melhores condições de trabalho, suporte técnico, assim profissionais que trabalham desmotivados poderão reencontrar a essência do professor, o amor pela profissão!! Eu aumejo ser um professor da área contábil e espero, com muita fé, que a cituação da educação pública e dos professores mude para melhor.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Prof. Sônia,
    Para mim ser professora ainda é um sonho, um dom. Deixei outras possibilidades profissionais, melhores remuneradas, para trabalhar naquilo que acredito ser minha maior vocação. Não acredito em mudanças no curto prazo, mas espero ver o trabalho do professor mais valorizado a partir da conscientização da necessidade de educação e não apenas de alfabetização. Atuo na área de Ciências Contábeis, que é uma área muito mercadológica, com pouca tradição acadêmica, mas estou tentando fazer a minha parte.
    Cláudia Cruz
    http://claudiacruzba.blogspot.com

    ResponderExcluir